crianca_so_pb

É possível facilitar o processo de adaptação de alunos novos na turma?

Por Francine Dobrochinski

Quando um aluno novo chega em uma turma que já está integrada, é muito comum se sentir isolado e solitário, abrindo caminho para uma tristeza e, consequentemente, falta de vontade de frequentar as aulas.

Neste contexto, em um ambiente escolar, são muitas as preocupações e angústias vividas por adultos e crianças, e, para integrar novos alunos, existem algumas atitudes que promoverão a aceitação de todos os envolvidos, prevenindo e evitando problemas de relacionamento.

O trabalho em grupo é essencial, pois o mesmo facilita a participação de todos através da oralidade, brincadeiras e o contato entre as crianças e professores. Caminhar pelos arredores da Unidade Escolar também é um momento de integração e apropriação do espaço por parte de todos, pois, observando o espaço, é possível atribuir-lhe funções ricas em significados, tais como: parque, sala de leitura, secretaria, refeitório, quadra, laboratório de informática, entre outros. São locais que propiciam a vivência de emoções, facilitando a integração e a adaptação de um aluno novo ao grupo.

Estudos apontam que o trabalho com cantos variados na sala de aula promove a participação de todas as crianças, pois elas desenvolvem a autonomia e autoconfiança em selecionar suas atividades preferidas em cada espaço, bem como a interação e a comunicação com os colegas ao participar das brincadeiras.

O período de adaptação de cada criança é variável, portanto, o professor não deve se angustiar, pois a chegada de um novo membro ao grupo causa uma desestabilização em todos os alunos, e, portanto, não é necessário ter pressa para que todos consigam se adaptar à nova rotina do grupo.

Uma outra visão da escola também permite observar que não são somente os pequenos que necessitam de uma atenção especial ao serem inseridos em um grupo novo. Os pais ou responsáveis por estas crianças também precisam se adaptar à nova rotina em um novo local educativo.

Para tanto, possibilitar o diálogo entre pais e professores auxilia a aceitação dos responsáveis ao novo grupo no qual estão inseridos, pois aproxima a família da escola, e assim, desenvolve a confiança dos adultos nos profissionais que estão trabalhando como facilitadores do processo de ensino e aprendizagem de suas crianças.

Facilitar a adaptação dos novos alunos a um grupo já existente oferece grandes desafios e, é possível afirmar que, um dos maiores, é promover momentos ricos em significados para que as crianças vejam a escola como um local de conquistas e aprendizagens para a vida.

E você, como promove a integração de novos alunos em sua turma?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>