Calendário Asteca

Dicas de como fazer um bom planejamento das aulas

Por Francine Dobrochinski

No último texto, falei um pouco sobre a chegada de um novo aluno à turma, porém, para auxiliar os professores nesse período, bem como ao longo do ano letivo, faz-se necessário o planejamento das aulas com bastante cuidado. E essa tarefa parece ser complicada, mas não é!

Para isso, resolvi listar algumas dicas básicas para um planejamento eficiente:

  • PARA QUEM, COMO E O QUÊ são três perguntas que devemos fazer antes de pensar em qualquer atividade que se queira utilizar com as crianças. Lembre-se, para que um planejamento seja eficaz, as atividades devem ser produtivas, desafiadoras e significativas, para que a criança não perca o interesse pelo que é proposto e tenha vontade de participar, se envolvendo e aguçando o gosto em aprender.
  • OBSERVE QUAL É A NECESSIDADE DA TURMA. É muito mais proveitoso para os alunos e professores que o conteúdo das aulas seja de interesse coletivo, pois desse modo é mais fácil oferecer atividades que promovam a participação de todos no que é proposto. Esse é um grande desafio que acho que todo professor enfrenta ao planejar suas aulas, mas se buscarmos atingir essa meta, a chance de sucesso é maior, e sempre bem-vinda!
  • INSIRA NA ROTINA DAS CRIANÇAS UM MOMENTO PARA A LEITURA TODOS OS DIAS. Leia para as crianças, a fim de que elas desenvolvam o comportamento de leitores e criem o hábito de ler e ouvir histórias. A leitura diária amplia o vocabulário, o repertório textual, desenvolve a criatividade e, desde os anos iniciais da educação, é muito importante para desenvolver a oralidade e a familiaridade com o mundo da escrita.

E não se esqueça: além de um bom planejamento, é muito importante criar laços afetivos com as crianças pois isso aproxima o grupo e auxilia na resolução de conflitos, desperta o interesse em aprender e facilita a construção da aprendizagem de valores éticos e morais, que servirão de embasamento para a formação de pessoas preocupadas em melhorar a sociedade em que estamos inseridos. Não esqueçamos também que nosso papel de formadores é de fundamental importância nesta etapa da formação de qualquer pessoa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>